Manual do bom senso no transporte público

Há pouco mais de um ano utilizo os trens de São Paulo para ir ao trabalho, cinco vezes por semana. É um serviço extremamente caro (desde domingo, 12, o valor da passagem subiu para R$ 3), ruim e desgastante. Mas reclamar da CPTM (que não deve melhorar tão cedo) é inútil. Que tal mudar algumas atitudes e melhorar o dia a dia quem de vai estar ao seu lado nesse meio de transporte tão divertido?

ANTES DE SAIR DE CASA: tome banho, escove os dentes e, por que não, passe um desodorante. Poucos sabem, mas essas atitudes fazem o tempo de quem vai ficar ao seu lado passar mais rápido e ser bem mais agradável.

Feder no final do dia, depois de trabalhar muito, é normal e até plausível. De manhã, logo depois de sair de casa, não.

Oportunidade: cadê agência que cuida da publicidade da Rexona, Garnier, Dove? Vamos fazer uma ação nas estações de trem, às 18h!

A FILA: assim como você, outras pessoas também tem horário para cumprir e podem estar com pressa. Utilize o tempo da fila para caçar moedas nos bolsos e contar o valor que você vai gastar. Otimize seu tempo e não deixe para fazer isso quando chegar a sua vez de ser atendido.

A ESCADA: o trem não está chegando, nem próximo disso, mas as pessoas que desembarcaram na outra plataforma ainda estão subindo pelas escadas. Espere dois minutos antes de descer. Seja educado e não atrapalhe quem está no sentido oposto.

O EMBARQUE: você esperou 30 minutos pelo trem e ele finalmente chegou! Alegria! Aguarde o desembarque ao lado da porta. Quem fica na frente atrapalha e atrasa os passageiros que estão descendo (além de demorar ainda mais para embarcar).

OS ASSENTOS: “viajar” até o trabalho ou a faculdade é cansativo e todos querem gastar esses minutos sentados, lendo um livro ou postando alguma baboseira no Twitter. A não ser que tenha comprado duas passagens, use seu assento e só. Se você é homem, não fique com as pernas abertas ocupando dois lugares. Se é mulher, não utilize o espaço de outro passageiro para guardar suas sacolas e bolsas.

Apenas pugs podem utilizar o transporte público com mochila nas costas

EM PÉ: você não conseguiu lugar pra sentar.  E certamente não gosta de ser cutucado, seja por alguém que está próximo demais, ou pela mochila/bolsa de quem está ao redor. Segure sua malinha nas mãos, na altura dos pés. Não vale colocar a mochila pra frente, na barriga, porque isso também atrapalha. Se você está em pé, mas o vagão está vazio e você não vai encostar em ninguém, pode continuar com a sua mochila nas costas, ou bolsa debaixo dos braços. Também é válido dentro do ônibus, do metrô e em lugares lotados (bem como a estação às 18h).

Se você é alto, provavelmente não sofre desse mal. Se tem menos de 1,60 – assim como eu – já levou algumas mochiladas na cara e sabe o quanto incomoda. Não repita o erro dos outros.

SENTADO: você não quer ninguém golfando perto de você, certo? Evite que isso aconteça não passando creme ou perfume dentro do trem. Lembre-se: o transporte público é de uso comum, e uma grávida ou pessoa com rinite pode estar ao seu lado, sem que você saiba. O trem é um lugar fechado e abafado, e cheiro forte pode fazer alguém passar mal.

AS COMPANHIAS: ninguém se interessa pela a briga que você teve com seu chefe, o que a funcionária recalcada fez, ou como foi a noite com o seu namorado. Fale baixo no celular ou com aquele amigo que você encontrou no vagão (e sim, isso acontece).

Não preciso falar que o trem não é o local ideal para uma batalha de djs armados de seus celulares.

No fim do dia, quem segue as dicas também na volta para casa, ganha +100 pontos e pula 5 casas no Jogo da Vida. Use o bom senso e contribua você também para um dia a dia mais agradável no transporte público!

Esse post é um oferecimento de Reclamona – reclamando bem, para reclamar sempre.

Anúncios

2 comentários sobre “Manual do bom senso no transporte público

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s