O dia que o Capitão América me ligou

Imagem

– Alô?
– Sabe quem está falando?

Eu nunca sei quem está falando. Tenho péssima memória auditiva e, quando acho que estou certa, respondo errado. Optei por ser sincera:

– Não.
– É o Capitão América.

Não era trote. Foi essa ligação que recebi, em meu primeiro estágio em uma redação. Explico: meu tio-avô teve um cargo político na minha cidade, por muitos anos. Tive pouco contato com ele e, na verdade, não o vejo há tantos anos que não lembro nem de suas feições. Mas, sempre assinei minhas matérias com meu nome completo o que, algumas vezes, me rendeu situações adversas. Segue:

– Oi?
– Eu sou amigo do seu avô.
– Não é, não.
– Sou sim.
– Senhor, meu avô já morreu.
– Mas você não é a Ana Thais Sasso?
– Sim.
– Então, sou amigo do seu avô Claudião*.
– Ele não é meu avô, senhor.
– Pode me chamar de capitão.
– Ele não é meu avô, “capitão”, respondo, em tom irônico.

Da minha mesa, escutava as gargalhadas da moça da recepção.

– Ele é o que seu?
– Capitão, estou meio ocupada e…
– Nós éramos muito unidos, sabe? Servimos o exército juntos, nossa, que época boa. E eu era o Capitão América no rádio, por isso me chamam assim. Hoje eu já me aposentei e…
– Ca-pi-tão, eu estou ocupa…

Sou interrompida mais uma vez. O chefe de redação chega, passa pela minha mesa e me pergunta com quem estou falando. Coloco as mãos no telefone e respondo baixo, certa do bullying nas próximas reuniões de pauta: “Capitão América”.

– E o Claudião é o que seu? Esqueci…
– Eu não respondi.
– Ah é… O que ele é seu?
– Meu tio avô.
– Nós servimos o exército juntos, sabia?
– Sabia, capitão.
– Como?
– …

Nunca soube o que rolou entre meu tio e o Capitão América no exército. Hoje, só me resta torcer para que ele use o Google e deixe um comentário por aqui.

*a identidade do personagem-tio foi mantida em segredo para evitar bafões em festas de família.

Deixe um comentário

